Castanha de Barú e o combate ao colesterol

Vocês sabem que estou na luta para melhorar minha alimentação e viver uma vida mais saudável, né? Com isso, aliado à minha faculdade de gastronomia e minha paixão pelo Slow Food (prometo fazer um post sobre isso em breve, ok? <3) acabei conhecendo a castanha de baru, uma castanha típica do cerrado brasileiro.

Meu primeiro contato com essa oleaginosa maravilhosa foi quando estagiava na Kaza Chique, estávamos fazendo um evento da Bela Gil e eu precisava descascar milhões de kgs da castanha. Eu confesso que nunca tinha ouvido falar então resolvi provar E PRA QUE MEU DEUS? PRA QUE? a partir dai o mundo mudou e eu percebi que todo mundo conhecia essa tal castanha, menos eu.

DSC08704A castanha de baru possui muito ferro, o que ajuda no combate à anemia. Para isso, aconselha-se usá-la junto a alimentos ricos em vitamina C, para auxiliar na absorção. Abrindo um parenteses, li algumas notícias de que no ano de 2001, a rede municipal de Goiânia passou a utilizar a farinha de castanha do baru na merenda escolar,para suprir as necessidades de ferro na alimentação das crianças.

O tão famoso ômega 6 e 9, substâncias que atuam na prevenção da hipertensão e na redução do colesterol (LDL) também é encontrada no baru. Além de ajudar na incidência de câncer, o ômega 9 é um ótimo antioxidante que auxilia na cicatrização, na diminuição da queda de cabelo e também ajuda na redução de gordura abdominal.

DSC08705

DSC08703

castanha2

O sabor da castanha é muito parecido com o amendoim, um pouco mais duro e salgado. Ela vem como envolta por uma casca (me lembrou nozes na época do natal) e dentro vem a castanha. Normalmente em casa casca dessas tem umas 4. Você pode consumir crua ou torrar/tirar a pela (assim como fazemos com toooodas as outras castanhas né?).

Além disso tudo, o baru também é conhecido aqui no cerrado como afrodisíaco, um apelido bem carinhoso é viagra do cerrado.

castanha1

 

Então cê tá esperando o que pra consumir essa maravilha? Eu já estou consumindo os meus hehe

 

Você provavelmente irá gostar

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *