Diferença entre bicarbonato de sódio e fermento em pó

Assim que comecei a me interessar pela gastronomia, mais precisamente pela confeitaria, tive muitas dúvidas em relação aos ingredientes. Afinal, nem sempre temos todos os ingredientes das receitas, então por que não inventar e mudar algumas coisinhas aqui.. ali.. e PUF a sua comida não deu certo. Mas por que?

Pensando nisso e em todas as vezes que minhas comidas deram errado, resolvi contar pra vocês alguns segredinhos e coisas interessantes sobre os ingredientes mais usados na cozinha. Para assim você não sofrer (ou chorar no meu caso) porque deu errado.

Uma das maiores dúvidas do universo é sobre a diferença entre o bicarbonato de sódio e o fermento em pó. Dois pozinhos que fazem o bolo bolo ficar fofinho e crescer que é uma belezura.

O bricarbonado de sódio em contato com o calor libera dióxido de carbono, o CO2 . Esse gás é que vai fazer seu bolo (ou qualquer outra massa)  crescerem. Ele também produz o carbonato de sóodio, um gás que deixa um gosto BEM específico no alimento, mas que pode ser evitado utilizando acidez no preparo, como iogurte, suco de limão, ácido cítrico, enfim, o céu é o limite.

Já o fermento químico em pó é uma mistura de bicarbonato de sódio com amido de milho e uma parte ácida, parte necessária para agir nas receitas sem deixar o gostinho do bicarbonato. E normalmente combinamos esse tipo de produto com outros ingredientes mais alcalinos como leite.

A principal diferença entre os dois é no tempo de reação. Quando o bicarbonato de sódio entra em contato com a massa úmida, o dióxido de carbono é liberado quase no mesmo instante, portanto você vai usar esse produto na preparação de cookies, que ficam prontos rapidinho.

Já o fermento em pó demora um pouco mais para começar a reagir. Como ele é uma mistura de bicarbonato de sódio com outros sais (monoidrato de fosfato monocálcico, diitrato de fosfato dicálcico, sulfato de alumínio e sódio), a massa sofre duas etapas de reação: a primeira, responsável pela parte de bicarbonato de sódio, e a segunda, pelos outros sais que o compõem, a partir de 50/60°C. É por isso que ele é usado para preparações mais demoradas, como bolos.-)

E ai, você já sabia dessa diferença? Me conta ai nos comentários 😉

Você provavelmente irá gostar

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *